Quarta-feira, 13 de Setembro de 2006

Post dedicado às ressacas

...da efeméride do 11 de Setembro, e do anúncio da saída de Blair. Apontamentos retirados do artigo de opinião de Teresa de Sousa, como de costume excelente, no Público de ontem (o meu acesso livre ao publico.pt a começar a facturar...), e alguns breves comentários que me suscitaram estas passagens:

"Tony Blair carrega preso ao pescoço, no seu triste ocaso político, o peso tremendo do Iraque e a sua determinação em apoiar, para lá de todas as dúvidas e de todas as discordâncias, a "guerra ao terror" de George W. Bush. A tempestade política que enfrenta em casa foi despoletada, mais uma vez, pela sua decisão de acompanhar as posições americanas na guerra do Líbano. Mesmo assim, vale a pena interrogarmo-nos sobre as razões que levam, ainda hoje, exactamente metade dos britânicos, sempre saudavelmente cépticos e distantes em relação aos seus governantes, a pensar que ele não deve sair já de Downing Street, depois de lhe terem dado uma terceira vitória consecutiva há pouco mais de um ano. Estará aqui certamente a explicação para a tese da revista americana. "Blair morreu. Longa vida ao blairismo." Basta olhar para Londres, hoje transformada numa segunda Nova Iorque, metrópole da oportunidade e do futuro para cada vez mais jovens europeus e de toda a parte. Cidade-mundo, moderna, cosmopolita, enérgica. Capaz de vencer o medo. Plural, aberta, contrastante. A imagem quase perfeita de tudo aquilo que os fundamentalistas islâmicos odeiam e que nunca serão capazes de destruir."

Fui a Londres o ano passado e constatei isso mesmo. Londres é, hoje, o verdadeiro umbigo do mundo. Esta citação só corrobora o que escrevi antes acerca do legado de Blair, da paradoxal dicotomia desse legado, entre o apoio incondicional à política americana no Iraque (e no Líbano) e muito que conseguiu na frente interna.

"É talvez isso que é mais perturbador neste quinto aniversário. O vazio deixado pela superpotência que deveria liderar o mundo contra a nova ameaça do fundamentalismo islâmico. De um lado, uma desordem internacional que nos parece à beira do caos. Do Iraque ao Afeganistão, do Líbano à Palestina, de Darfur à deriva antidemocrática da Rússia, dos bombistas-suicidas, que não compreendemos, à possibilidade assustadora de termos de lidar com as consequências de um Irão nuclear. Do outro, um Presidente em quem já nem os americanos acreditam e uma América que paga hoje muito caro os erros que ele cometeu. Enfraquecida militarmente pelo desastre iraquiano, diminuída moral e politicamente aos olhos do mundo. Por causa do unilateralismo arrogante do primeiro mandato, mas, em primeiro lugar, por causa de Guntánamo, de Abu Graibe, do Patriot Act e dos prisioneiros da CIA, das inevitáveis tragédias humanas das guerras que não são compreendidas como justas. É essa incapacidade de liderar da América que sublinha o caos.
(...) Pior que uma América arrogante e unilateralista, só uma América retirada do mundo, "isolacionista", para usar uma velha expressão caída em desuso. Infelizmente é para aí que as sondagens ao estado de espírito dos americanos parecem apontar, como muitos analistas sublinharam neste 5.º aniversário do 11 de Setembro. Cada vez mais americanos, que, como nós, não sentem que o mundo esteja mais seguro, se inclinam para dizer que o seu país tem de "preocupar-se com os seus problemas" e deixar de ter a pretensão de espalhar a democracia no mundo, a única boa ideia da doutrina Bush. Cada vez mais americanos desejam um calendário para uma rápida retirada do Iraque e menos apoio a Israel.
Sem Blair, mas com uma boa dose de blairismo, com Merkel e, talvez, com Ségolène, será a Europa capaz de entender melhor que pode ter uma chance de ajudar as fazer as coisas melhor? (...)"

Sublinho apenas o meu próprio vaticínio: a Europa dos próximos largos anos vai, para o melhor e o pior, ser marcada por este legado de Blair, pelo que se chama de "blairismo". Em Portugal já o temos (embora quase só na parte má, a parte boa do blairismo ficou esquecida no primeiro governo Guterres...), em Espanha mais a parte boa que a má, em França tê-lo-emos se o PSF se conseguir unir em torno de Ségolène Royal (política amorfa muito do estilo do nosso Sócrates), única forma de derrotar o ultra-ultra-liberal Sarkozy, na Alemanha tê-mo-lo de alguma forma no governo CDU/SPD de Markel, no Reino Unido continuaremos a tê-lo com Gordon Brown, e daqui a dois anos com David Cameron (autêntico clone de Blair, em que a roupagem tory não faz grande diferença excepto talvez na política europeia).
E é este, no fundo, o que Blair nos deixa. O seu legado deverá ser julgado daqui a dez anos, quando verificarmos se, segundo os efeitos que o blairismo produzir na Europa, ela será nessa altura melhor ou pior que agora. Sou pessimista.
:
Abraracourcix o chefe falou sobre: ,
um discurso de Abraracourcix às 11:59
link do discurso
De Pedro silva a 13 de Setembro de 2006 às 20:23
só para dar uma nota:eu perceboo teu ponto em relação às sondagens. Mas nesta coisa em especifico pareceu-me que as comparações não estavam "marteladas".

Quanto ao teu ponto pró Guterres discordo completamente.
Mas tu é mais novo que eu por isso percebo que exista em ti a ideia de que o governo guterres foi bom ,coisa que não foi.
Começaram aí os enormes problemas de que a esquerda política actual padece em portugal, e começou aí ,infelizmente o bloco de esquerda, e começou aí toda uma série de asneiras...
De Abraracourcix a 14 de Setembro de 2006 às 09:37
Ena, só com dois intervenientes incluindo eu, mas é bom ver finalmente uma verdadeira discussão no meu blog! Foi para isto que o criei :)
Das sondagens ok, não vou dizer mais, mas não é preciso serem marteladas para mentirem (ou "fugirem à verdade", como em politiquês se diz).
Quanto a Guterres: é impressão minha ou chamaste-me de "verde"? Tens a mania que és cota... lol
A sério, como te disse são pontos de vista, mas como também te disse olhando para trás percebo de facto alguns dos graves problemas que aí foram originados.
"começou aí ,infelizmente o bloco de esquerda" Olha, eu que estava convencido que eras bloquista! (rettribuição sem escrúpulos do "insulto" de eu ser "verdinho") Afinal não, és mesmo anarquista ;) (remate com outro ainda "pior"! 2-1!)

PS - A metáfora futebolística saiu-me assim, é do sono e do facto de o Sporting ter ganho anteontem! (aí sim, sou verde!)
De Pedro silva a 14 de Setembro de 2006 às 22:24
Amtónio: grande parte dos problemas que existem agora foram gerados nos governos do sr guterres.
Especialmente e precisamente pelo facto de, históricamente aquilo ter sido uma oportunidade de ouro para mudar uma série de coisas e evitar outras e nada saiu dali.
A expectativa que foi criada e a decepção subsequente foram mortais para a "esquerda política" para aideia de esquerda política.
Quanto a eu ser do bloco de esquerda,não ,não sou. Nem sequer simpatizo especialmente com o bloco que é apenas, mais outra oportunidade perdida em termos políticos. Mas a esquerda política é assim:viciada em criar oportunidades políticas e em desperdiça-las umas atrás das outras.
e também não sou anarquista.
Agora em relação ao sr guterres e companhia limitada...muito haveria para dizer... foi péssimo.
Quando as pessoas de esquerda criticam o Cavaco tendo passado por lá, do lado deles, uma coisa como o guterres é só para rir...
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Os melhores javalis


O chefe viu:
   "Nightwatchers", Peter Greenaway

  

 

   "The Happening", M. Night Shyamalan

  

 

   "Blade Runner" (final cut), Ridley Scott

  


O chefe está a ler:
   "Entre os Dois Palácios", Naguib Mahfouz

O chefe tem ouvido:
   Clap Your Hands Say Yeah, Some Loud Thunder

   Radiohead, In Rainbows
 

por toutatis! que o céu não nos caia em cima da cabeça...

Abraracourcix o chefe falou sobre

11 de setembro(18)

aborto(28)

admirável mundo novo(5)

aeroporto(3)

afeganistão(1)

alemanha(1)

altermundo(9)

ambiente(14)

amnistia(1)

austrália(1)

birmânia(1)

brasil(1)

camarate(1)

cambodja(1)

cartoons(31)

chile(4)

china(4)

cinema(15)

coreia do norte(4)

cuba(1)

cultura(29)

dakar(1)

democracia(10)

desporto(29)

economia(13)

educação(2)

egipto(1)

espanha(3)

frança(8)

futebol(4)

gaulesa aldeia(20)

h2homo(7)

holanda(4)

hungria(1)

igreja(6)

imigração(3)

incêndios(2)

índia(1)

indonésia(1)

internacional(151)

irão(7)

iraque(18)

irredutíveis gauleses(16)

japão(1)

kosovo(1)

laos(1)

líbano(16)

lisboa(1)

literatura(3)

madeira(2)

mauritânia(1)

media(8)

méxico(1)

música(7)

nacional(102)

nuclear(7)

odisseias(4)

palestina(4)

paquistão(1)

peru(3)

política(13)

polónia(2)

porto(1)

prémios(13)

reino unido(1)

religião(7)

rússia(6)

saúde(13)

síria(1)

sociedade(37)

sócrates(4)

somália(5)

srebrenica(5)

sudão(1)

tailândia(2)

tchetchénia(2)

tibete(5)

timor(2)

todas as estrelas do céu(26)

turquemenistão(1)

turquia(4)

ue(10)

uk(6)

ulster(2)

usa(21)

videos(6)

vietname(1)

zimbabwe(2)

todas as tags

procurar nos discursos

 

discursos recentes

Abraracourcix e a sua ald...

O fim do petróleo - cenár...

Não às detenções secretas

Razões antropológicas par...

Altermundo reaberto

Vive la France

Bem vindos ao Turquemenis...

Break my arms...

Editors

O PCP e o Tibete: a minha...

O PCP e o Tibete: respost...

Mais um pouco de luz para...

Luz ao fundo do túnel par...

Mail por mim enviado ao P...

Eleitoralismo precoce

discursos antigos

Julho 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Janeiro 2005

Outubro 2004

Setembro 2004